Assista o vídeo abaixo ou prossiga com a leitura em nosso conteúdo:
Tenho recebido algumas dúvidas de vendedores que vão começar a utilizar o FBA, e não sabem quais produtos enviar nesse primeiro momento.
Pensando nisso preparei esse conteúdo para abordar alguns pontos importantes a serem avaliados e colocados em prática para se obter uma melhor performance em vendas.
Lembrando que isso pode ser individual de cada conta, entre outros fatores que também precisam ser levados em consideração.
Entretanto tudo o que eu falar aqui vai performar bem para quase todas as contas, levando em consideração que já foi validado tanto por mim, quanto por alguns mentorados e alunos.
📌O primeiro ponto é que você envie somente produtos de curva A, para quem não sabe são aqueles com destaque em vendas e de alto giro no seu negócio, produtos já validados.
Não envie nada que esteja encalhado, produtos para teste, pois quando você entra no FBA, eles te liberam um espaço de armazenagem muito pouco, geralmente começa entre 300 a 500 unidades, ou seja isso te limita a diversificação de produtos, e não terá muita profundidade de estoque lá dentro.
Então o ideal é que você mande sua curva A, para que seus produtos girem rápido e a Amazon entenda que você precisa de mais espaço, pois suas mercadorias estão acabando mais rápido do que a quantidade que eles estão te disponibilizando.
Primeiramente você vai mandar todos os seus produtos curva A, uma quantidade boa deles e faça as estratégias para que eles vendam rápido, para você conseguir mais espaço, para que possa mandar outros tipos de produto, curva A, curva B, curva C, produtos para validar, produtos de teste, enfim, para atuar em diferentes cenários, e suprir os consumidores em suas diferentes necessidades.
📌 E o segundo ponto que eu gosto de ressaltar, ao mandar seus produtos de curva A, de preferência que eles sejam de ticket baixo, ticket menor, porque são produtos que vão ter maior giro.
Para que mostre que você tá ali pra vender rápido, tanto a Amazon quanto qualquer marketplace eles gostam disso, rapidez e agilidade no processo de suas vendas.
Não adianta você falar meu produto de curva A é uma câmera fotográfica, que custa 1000 reais, e vou mandar todas as unidades, esse produto não vai ser para todo perfil de público, não vai ser todos os clientes que vão comprar, e seu produto pode ficar parado por muito tempo e a Amazon vai entender que o espaço que você tem é suficiente, e não irão disponibilizar mais espaço, e não vão liberar mais vendas para sua conta.
📌Terceiro ponto são produtos de fácil reposição, o que é isso? Produtos que você sabe que vai conseguir rápido com seus fornecedores, acabou, não tenho mais no estoque,em dois dias no máximo você já está com esse produtos e já pronto para mandar para o FBA.
Tem que ser produtos dessa forma, pois de nada adianta você gastar cartucho, mandar produtos pra lá, e não ter reposição rápida deles.
A Amazon entende, que houve ruptura de estoque, um produto que não teve continuidade, e eles diminuem o alcance e a relevância do seu produto e consequentemente da sua conta.
📌Seguindo aqui, mais um ponto importante, é que os produtos não sejam frágeis. Produtos frágeis que eu quero dizer é vidro, produtos que podem sofrer alguma queda, alguma avaria ou coisas do tipo.
Se você começar a mandar para o FBA agora, eu recomendo que não mande produtos que sejam tão frágeis, porque você vai estar conhecendo o programa de envio, e eles também estarão conhecendo o perfil da sua conta, o perfil dos seus produtos.
E eu digo isso porque já cometi esse erro de mandar produtos muito frágeis no começo, e o que acontecia, por mais que a gente passava em plástico bolha, cuidasse, tudo parametrizado para não acontecer nada, no começo a Amazon não entende o perfil do seu produto.
Se for um produto pequeno, eles vão colocar em envelope, vão colocar em embalagens mais frágeis e geralmente chega quebrado para o cliente.
E na Amazon tem algo um pouco chato, que é o seguinte: chegou quebrado para o cliente raras as exceções que você é reembolsado, porque eles entendem que foi uma avaria do vendedor, então esse é um ponto que sempre estou questionando, reclamando, pois não deveria ser dessa forma, já que foi danos causados no transporte.
E o que te aconselho, se vai mandar a primeira vez, evite esse tipo de produto, vai mandando aos poucos depois, porque são produtos que vão gerar para sua conta avarias, e pra quem entende um pouco melhor, essas avarias impactam no seu ipi (índice de performance do inventário), esse é um assunto um pouco mais complexo, um pouco mais teórico, mais afundo ali nas métricas da Amazon.
Então essa questão vai impactar no seu ipi e vai cair sua conta também, então no começo se você estiver querendo ranquear conta evite esse tipo de produto, que vai ajudar a manter seu ipi elevado e vai dar um bom ranking para sua conta e para os seus produtos.
📌E por último, para você definir bem os produtos para enviar para o FBA, sancione produtos com baixa taxa de devolução, produtos com qualidade maior, que você saiba que as chances de devolução são quase isentas, devido a qualidade deles, pois isso também diminui sua taxa de ipi e reflete negativamente na sua conta.
Procure mandar produtos de alta qualidade , que não vão gerar devoluções, para não te impactar dessa forma.
Basicamente é isso, mandando produtos que se encaixam nesses tópicos, pode ter certeza que você terá muito sucesso nas suas vendas do FBA, e muita relevância dentro da plataforma.