Neste artigo você entenderá como funciona o DBA (Delivery By Amazon) e como ele pode ser bom para o seu negócio.
Aqui eu falo os ônus e bônus de usar o DBA e te mostro como ativar ele na sua conta.
O DBA nada mais é um serviço de entrega da Amazon oferecido em seu programa de logística, assim a Amazon fica responsável por coletar e entregar os produtos que você vende na sua loja.
Este serviço foi implementado recentemente na plataforma, no início deste ano de 2022, portanto é um serviço novo, que beneficia seus vendedores, porém está havendo alguns percalços e eu vou te explicar melhor, para você entender se vale a pena utilizar o DBA ou se continua na Logística própria do vendedor.
Para termos de comparação na Logística Própria do Vendedor eles te cobram apenas a comissão em cima do produto mais o frete.
No DBA a Amazon coletará a sua mercadoria no endereço cadastrado para retirada e fará a entrega para o cliente final, e esse serviço será cobrado uma tarifa de logística,e também uma tarifa fixa por envio de produtos abaixo de 30kg e abaixo de R$79,00.
Acima de R$79,00 eles irão cobrar também uma tarifa como se fosse um “subsídio” para o frete grátis do cliente, e outras tarifas dependendo da Região da sua localidade.
É primordial que você cheque o valor para sua região e analise se vale a pena.
Outro ponto importante do DBA é que você não consegue colocar somente alguns produtos do seu estoque, se você ativa este plano, automaticamente todos os produtos da sua loja estarão dentro do DBA, o mesmo acontece pela logística própria do vendedor.
Portanto é fundamental que você analise antes de selecionar o DBA, se realmente vale a pena em alguns produtos ou não, pois você poderá ter produtos com uma margem alta, e outros produtos que você não conseguirá competir com essa mesma margem, e então não conseguirá selecionar determinado produto para o DBA e outros para o Logísticas do vendedor, sendo que uma vez registrado todos os produtos elegíveis vão ser convertidos para o programa selecionado.
Você deve estar pensando que uma solução para isso é só precificar corretamente, sim, porém você poderá perder sua competitividade, e outros inúmeros fatores, pois não é tão simples como parece.
Uma dúvida muito frequente entre os lojistas, é que se é preciso enviar nota fiscal? Se caso você for vendedor CNPJ, a resposta é sim, e no caso de vendedor CPF não precisa, é só enviar a declaração de conteúdo como nos correios.
Outra dúvida que sempre me questionam, é que se o lojista será mais competitivo quando ele vende pelo DBA do que quando vende pela Logística própria do vendedor?
– O que eu costumo frisar é o seguinte, utilizar os serviços que a Amazon oferece,sejam eles FBA, ON SITE ou DBA, sempre irão te deixar mais competitivo, a plataforma te trará mais visibilidade, e o algoritmo deles te possibilitará um ranqueamento muito melhor.
Entretanto, o que você deve ter em mente é que não adianta você utilizar esses serviços e ter prejuízos, não saber como utilizá-los, ter problemas na sua conta, é imprescindível que seja feita uma análise muito bem feita.
Obviamente se você utilizar algum desses serviços, a Amazon vai te ver com “bons olhos” literalmente falando.
Como você pode notar, o DBA irá facilitar bastante seus processos, você terá acesso a benefícios especiais, além de otimizar seu tempo de gestão, já que não precisará se preocupar com a entrega dos produtos e pode se ocupar com outras partes da empresa.
Mas como nem tudo é um mar de rosas, não posso deixar de mencionar os contras deste serviço.
Por se tratar de um serviço novo, a Amazon ainda está estruturando, não está 100% eficaz, está ocorrendo alguns problemas, como por exemplo: coleta atrasada, problemas com a transportadora parceira de não entregar o produto ao cliente final,ou não bipar o produto no momento da coleta e as vezes vai dar como produto não enviado, isso tudo irá gerar problemas futuros, impactando diretamente nas suas métricas de vendedor.
Outro transtorno que está acontecendo em alguns casos, de você precisar abrir uma chamada com Amazon para resolver esses problemas, e a mesma demora a responder, ou não te dá um respaldo legal, e isso tudo causa bastante desgaste e estresse ao utilizar o DBA.
Mas isso não está acontecendo com todos, algumas pessoas têm tido esses tipos de problemas e outras não.
O que eu aconselho, caso opte por adquirir esse serviço, tenha em mente que poderá ocorrer esse tipo de problema, ou então aguarde esses processos estabilizarem, e funcionarem bem para você começar a utilizar.
O que eu não posso fazer, é te garantir que o DBA vai ser muito bom para você, pois estaria sendo leviana, pode ser que aconteça algum problema na sua conta e sua relevância caia, como também pode ser que nunca aconteça, e a única maneira de saber se funciona pra você é testando.
Para finalizar vou te ensinar como ativar o DBA na sua conta.
1. Acesse sua conta na Amazon
2. Na parte direita da página, clique na engrenagem e vá para configurações de envio;
3. Vá até o final da página e em “estou interessado no Delivery By Amazon”, selecione a opção Aceitar para fazer a configuração de envio pelo DBA.
4.Nessa parte, cadastre o seu endereço de coleta e verifique se ele está dentro de uma área disponível para coleta. Pois existem regiões que este serviço não está liberado.
5. Se o seu endereço já estiver disponível, os novos campos para preenchimento vão aparecer na tela. Preencha todos os dados, salve as informações, lembrando que, ao clicar no botão salvar, você está declarando que leu e concordou com os termos e condições do Delivery by Amazon. Pronto você já estará liberado para utilizar o DBA nas suas próximas vendas, e a partir de então se atente na sua precificação, pois terá de ser feito ajustes.