Muitos tem aquela velha dúvida, devo começar a vender na Amazon como CNPJ ou CPF? essa dúvida sem ser respondida pode fazer o vendedor começar a vender de formas incorretas na Amazon.
Por conta disso fiz esse artigo para tirar de uma vez por todas essa dúvida sobre vender ou não com CNPJ ou CPF.
Atualmente a Amazon dá duas opções para quem quer começar a vender nela, você pode começar como pessoa física, inicialmente sem precisar pagar impostos, ou com CNPJ no caso se já tiver uma empresa, ou se você já de cara quer abrir uma empresa.
Pontos que é primordial você entender, no cpf você não conseguirá ter escala, se é apenas uma renda extra, ou inicialmente para conhecer a Amazon, entender o modelo de negócio, é uma ótima opção.
No CNPJ você tem alguns benefícios, consegue competir com outros vendedores, consegue comprar mais barato a mercadoria por conta do CNPJ, mas ao mesmo tempo você paga impostos. Mas se formos analisar todo o contexto, no cpf você não consegue faturar muito alto, pelo fato dele ser atrelado ao seu nome, de você ter que pagar imposto de renda, enquanto no cnpj você não precisa pagar, somente o imposto em cima do seu faturamento.
Então você precisa entender essas diferenças antes de começar de fato a vender nos dois cenários.
E o que eu mais vejo são pessoas dizendo, mas para que eu vou começar a vender com cnpj, pagar impostos, se eu posso começar com cpf, mas elas não percebem que no cpf tem uma limitação de faturamento, se exceder pode dar problema, e acarretar multas altas perante a Receita Federal.
Então esteja ciente que com o CPF tem essa limitação de crescimento, então comece com cpf quem não pretende transformar esse negócio como sua renda principal, quer somente uma renda extra, ou está inseguro e quer conhecer melhor a plataforma, aí sim vale a pena.
Comece com CNPJ quem já vem de outra plataforma e está começando na Amazon, se você quer ter acesso a produtos com preços mais competitivos para você crescer a empresa ou negócio a longo prazo já comece com CNPJ.
Quando se começa a trabalhar com a Amazon, se você abre sua conta no CPF, e no futuro você quer mudar para CNPJ, você não conseguirá fazer essa migração, em outras plataformas isso é possível, porém na Amazon não.
Pense comigo, você faz todo um trabalho de ranqueamento da conta, cria tabelas, cadastra produtos, faz tudo no CPF, depois com o tempo você quer passar sua conta de cpf para cnpj, pois já consegue comprar mais barato dos fornecedores, quer crescer sua empresa, quer estar regularizado com a Receita Federal, então agora é o momento de modificar a conta, mas como dito anteriormente na Amazon não é possível fazer essa migração.
E se abrir outra conta, além de perder todo o trabalho que você fez, corre o risco de ter um bloqueio por conta em duplicidade.
Então o que eu te aconselho, analise o seu cenário, os seu objetivos,suas intenções de crescimento, se é tornar o negócio em sua renda principal, ótimo então vai, e já começa com CNPJ.
Hoje em dia você abre um MEI pela internet, sem precisar de ninguém para fazer isso para você, é rápido, simples e muito fácil, formalizou seu MEI, tirou o certificado digital, pronto você estará com sua conta CNPJ em perfeito funcionamento, podendo já emitir notas fiscais.
Entretanto se você quiser somente a renda extra mesmo, vender um ou outro produto, não ter a preocupação de empresa, contabilidade, pagar impostos, então esse é o caso de entrar com CPF mesmo, porém muito cuidado, e limite seu ganhos, não pense que você pode sair gastando e ganhando muito, pois isso é muito perigoso.
Um ponto muito importante, se tratando da Amazon, assim como todas as outras plataformas, eles não gostam quando você começa a vender muito como CPF,e porque eles não gostam, não é nem por eles, pois você pagando a comissão, está tudo certo.
Porém a Receita tem todo registro de faturamento nosso e de qualquer outra empresa, assim como os registros da Amazon, Shopee, Mercado Livre, entre outras.
Olha só, todo mês a Amazon tem que mostrar para a receita todos seus ganhos financeiros, ou seja ela passa quem vendeu dentro da plataforma e pagou comissão para ela.
E imagine só que do nada começa a despontar um monte de vendas suas, valores altos, como que a Amazon vai explicar isso para a Receita Federal, começa a dar divergências, pequeno atrito de valores, e é onde as plataformas começam a barrar, pedir notas fiscais de produtos, ou então limitam e dificultam seu crescimento lá dentro.
Portanto tem que tomar muito cuidado, pois você e nem ninguém pode faturar muito como conta CPF sem declarar, não é permitido.
Para finalizar, é sempre bom estudar e analisar os dois cenários, qual melhor encaixa suas intenções de negócio.